O que é O EVANGELHO DA GRAÇA E O EVANGELHO ANÁTEMA
Vamos ver neste estudo qual é o Evangelho de Cristo, qual é o verdadeiro evangelho a ser pregado.
Todo cristãos sincero quer conhecer o verdadeiro evangelho, assim como todo pregador sincero quer pregar o verdadeiro evangelho.
Existe muito no meio cristão pregadores dizendo: cuidado com a heresias! Cuidado com o falso evangelho! Quem prega outro evangelho seja anátema!
E está correto termos cuidado para não estarmos pregando nada além do evangelho de Cristo.
Mas afinal, qual é o verdadeiro evangelho de Cristo? Qual evangelho Paulo pregava? E está chamando a atenção dos gálatas para permanecerem no evangelho de Cristo?
A passagem mais usada pelos pregadores para alertar a igreja contra o falso evangelho é:
Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado! Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado! Gálatas 1:8,9
Paulo fala sobre um evangelho diferente, mas diferente como? O que este evangelho diferente diz?
Podemos ver nos versículos 6 e 7 do capítulo 1, que Paulo diz que os Gálatas estavam abandonando o verdadeiro evangelho para seguir outro evangelho,
Ele ressalta dizendo que não é outro se não que alguns estavam PERVERTENDO o evangelho de Cristo.
Então na verdade não há outro evangelho, o que existe é a PERVERSÃO DO EVANGELHO VERDADEIRO.
Paulo fala qual evangelho os Gálatas estavam abandonando veja: Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho Gálatas 1:6
Perceba que os Gálatas foram chamados para viver o EVANGELHO DA GRAÇA, e estavam seguindo agora a perversão do evangelho.
Os pregadores da graça são constantemente acusados de pregarem um falso evangelho, dizem que o evangelho da graça é heresia,
mas você percebeu que o verdadeiro evangelho é o EVANGELHO DA GRAÇA que Paulo pregava?
Como era a perversão do evangelho que os Gálatas estavam seguindo?
Alguns judaizantes estavam ensinando a igreja que a salvação não era pela graça, mas que eles ainda precisavam circuncidar-se.
Ou seja, o evangelho pervertido que os Gálatas e muitos irmãos estão seguindo, ensina uma mistura de lei com a graça.
Ensina salvação pela graça e mais práticas da lei, veja o que Paulo disse:
Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado? Gostaria de saber apenas uma coisa: foi pela prática da lei que vocês receberam o Espírito, ou pela fé naquilo que ouviram? Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio? Gálatas 3:1-3
Alguém pode argumentar assim: Mas a lei que não temos que cumprir são as lei cerimoniais, os rituais, os 10 mandamentos temos que cumprir!
Então observe o que diz em 2 Co: O ministério que trouxe a morte foi gravado com letras em pedras; mas esse ministério veio com tal glória que os israelitas não podiam fixar os olhos na face de Moisés por causa do resplendor do seu rosto, ainda que desvanecente. 2 Coríntios 3:7
Veja, qual o ministério que foi gravado em pedras? Os mandamentos, e Paulo chama de ministério de morte.
A pregação do evangelho da graça não prega leis e ordenanças, prega Cristo, e a consequência de estar cheio de Cristo e ter em seu coração a lei do Espírito e da vida.
A obediência não é por causa de mandamentos e sim porque o Espírito habita em nós, quando se prega leis e mandamentos, estamos pregando morte,
Mas quando pregamos o Evangelho da Graça estamos pregando apenas Cristo e assim estamos pregando vida.
Veja que o evangelho anátema ensina que Cristo não é suficiente para ser abençoado, ensina que precisa de Cristo e mais alguma obediência a algum mandamento.
Mas o evangelho da graça de Cristo ensina que por ser abençoado vivo em obediência, a obediência nunca serve de moeda de troca, ela faz parte da nova natureza em Cristo.
No evangelho anátema se ensina que você é salvo por Cristo, mas precisa obedecer a mais alguma série de ordenanças para garantir a salvação, com isso ensinam que Cristo não é suficiente para salvação.
Percebeu que voltamos a Gálatas 3:1-3 onde Paulo pergunta aos Gálatas se é pela lei ou pela fé?
Inclusive Paulo ainda faz outra pergunta: Aquele que lhes dá o seu Espírito e opera milagres entre vocês, realiza essas coisas pela prática da lei ou pela fé com a qual receberam a palavra? Gálatas 3:5
Então recebemos o Espírito por observar mandamentos e leis? Recebemos milagres por obedecer mandamentos e leis? É claro que é tudo pela fé.
O outro evangelho, que não é outro a não ser a perversão do evangelho da graça, vai dizer para você jejuar muito, ir muito ao monte, cuidar o que olha, cuidar o que fala e mais uma série de ordenanças, para você “RECEBER O ESPÍRITO”
Paulo combatendo o falso evangelho ensina que recebemos pela fé o Espírito.
O falso evangelho, vai dizer que se você quer receber milagre você precisa se consertar, precisa fazer, fazer e fazer,
O evangelho da graça de Cristo, diz que recebemos milagres unicamente pela fé.
Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói.
Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo. 1 Coríntios 3:10,11
Pela graça que foi concedida a Paulo, ele deixa claro que o alicerce é unicamente Cristo, o evangelho da graça ensina que Cristo é SUFICIENTE.
Para o falso evangelho o cristão vive em uma série constante de busca pelo aperfeiçoamento para agradar a Deus como diz Paulo: Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio? Gálatas 3:3
Querem se aperfeiçoar pelo esforço próprio, isso é o falso evangelho, o ensino do falso evangelho centraliza o que o homem faz e não o que Cristo fez.
O falso evangelho ensina sobre: O meu jejum, a minha oração, a minha subida ao monte, eu pago o preço, eu me sacrifico, as minhas ofertas e etc.
O evangelho da Graça ensina: Cristo é suficiente, sou abençoado, sou cheio do Espírito Santo, sou justificado, estou em paz com Deus, e tudo que eu faço são consequências de relacionamento com o Pai e nunca a essência.
No falso evangelho você é ensinado a fazer votos, propósitos, a colocar tudo de si, se quer conquistar alguma coisa de Deus ou em Deus.
No evangelho da Graça Cristo é o alicerce, Cristo é o fundamento, é o princípio e o fim, é tudo em todos.
É muita diferença entre O EVANGELHO DA GRAÇA E O EVANGELHO ANÁTEMA!
Veja o que Paulo fala sobre o evangelho da graça que ele pregava: Irmãos, quero que saibam que o evangelho por mim anunciado não é de origem humana.
Não o recebi de pessoa alguma nem me foi ele ensinado; pelo contrário, eu o recebi de Jesus Cristo por revelação. Gálatas 1:11,12
O evangelho da graça que Paulo pregava é sobrenatural, não é de origem humana como ele próprio diz, veja quanta diferença entre o evangelho da graça e o evangelho anátema.
Os outros apóstolos reconheceram o evangelho que Paulo pregava e entraram em comunhão com ele, então Paulo prega o evangelho da graça aos gentios.
Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro e João, tidos como colunas, estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de comunhão. Eles concordaram em que devíamos nos dirigir aos gentios, e eles, aos circuncisos. Gálatas 2:9
Você ainda tem dúvida que Paulo pregava o EVANGELHO DA GRAÇA? Leia comigo:
Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus. Atos 20:24
Mais uma vez vemos que Paulo pregava o evangelho da graça de Deus, este é o verdadeiro evangelho.
Querido irmão se até hoje você pensava que o evangelho anátema era o evangelho da graça, certamente você pode ver que esse que é o verdadeiro evangelho.
Quem sabe você ouviu ou até mesmo compreendeu algumas coisas erradas sobre o evangelho da graça de Deus, mas eu convido você a estudar nas escrituras sobre o evangelho da graça,
Como também sobre a nova aliança, te convido a ler os outros artigos aqui do site e também assistir os vídeos no canal, vamos crescer nesse entendimento.
Se você tem alguma dúvida ou ouviu algum ensino que ficou duvidoso a você escreva para nós, nos procure nas redes sociais e estaremos esclarecendo.
A paz!
Deixe um comentário