DEVEMOS CONFESSAR OS NOSSOS PECADOS NA NOVA ALIANÇA?
Muitos de nós tem o entendimento de ficar contando para Deus sobre seus erros, pecados e falhas,
Este entendimento sobre confessar pecados é muito contraditório com as escrituras, onde o próprio Deus diz que “deles (pecados) não me lembrarei mais”…
Porque preciso lembrar a Deus sobre meus pecados, se Ele próprio diz que não se lembrará deles?
Como podemos entender textos que orientam a confessar pecados, sendo que na cruz já fomos completamente perdoados?
Acompanhe o texto e vamos ser edificados com o entendimento da nova aliança.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:9
v)2 Para quem foi escrita a carta? Não é para a igreja, mas para aqueles que não entendiam sobre a vida eterna, aos gnósticos que não criam ainda que era necessário receber a Cristo para perdão dos pecados.
v)3 A igreja tem comunhão…
Na verdade João está falando sobre a metanóia, o momento da conversão, e não que isso é um ato contínuo.
O perdão é recebido no momento que cremos!
João está lidando com aqueles que afirmam “não ter pecado algum” (v. 8)
Cap 2 diz filhinhos escrevo a vocês porque seus pecados são perdoados! Temos uma contradição aqui? Pecados estão perdoados ou tem que confessar?
Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. Tiago 5:16
Não somos perdoados por confessar (contar) um ao outro, aqui está falando de relacionamento entre um e outro, concordar com meu irmão sobre nossa reconciliação.
Não é ficar contando tudo para alguém! O que resolve o pecado não é contar e sim crer que já está resolvido, já está pago.
O entendimento de confessar pecados, tem sido confundido com CONTAR PECADOS,
A única confissão é de Pai e Filho, é de relacionamento, não para ser salvo, mas de um relacionamento respeitoso, de honra e reconhecimento.
A ele vinha toda a região da Judéia e todo o povo de Jerusalém. Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão. Marcos 1:5
Eles confessaram um por um? Claro que não, eles confessavam que tinham pecados.
Confessar não é ficar contando para Deus e para os homens o mal que praticamos.
Veja Confessar no grego: “homologéō”, confessar significa assentir, concordar, admitir.
Então confessar o nosso pecado significa concordar com Deus acerca dele. Falar a mesma coisa, falar em um só pensamento.
falar o mesmo que Deus fala, ou seja, estar concorde com tudo o que Ele tem proferido a nosso respeito.
O que Deus fala sobre você? Que você é perdoado em Cristo, Que não há acusação ou condenação sobre você!
O que Deus fala sobre você? Sobre o que temos que concordar com Deus? Que o escrito de dívida já foi rasgado, que estamos em paz com Deus, não há mais inimizades entre nós.
Então confessar não tem a ver com tristeza, mas com a alegria de ser acolhido e levantado pelo Espírito Santo que nos ajuda em nossas fraquezas.
Homologar (segundo o dicionário): v.t. Aprovar, confirmar oficialmente, juridicamente: homologar um ato administrativo, uma sentença.
A compreensão da palavra grega original, se eu confesso, eu CONCORDO COM O QUE DEUS PROVIDENCIOU EM SUA ETERNA SABEDORIA E PROVISÃO!
Não, você não precisa ficar contando para Deus sobre pecados, não precisa contar o que você fez ou não fez, você precisa concordar com o que está feito.
Concorde com aquilo que Jesus já fez por você!
Nós concordamos (confessamos) a Deus a cerca de tudo que Cristo fez, de tudo que já recebemos.
Nossa oração de confissão é concordar que somos perdoados, concordar que somos justificados, concordar que temos o Espírito Santo nos ajudando.
podemos também chamar de boa confissão, o testemunho que damos da verdade com nossas as vidas, segundo o evangelho na nova aliança.
A Boa Confissão, é concordar com o Pai a cerca de tudo que Ele diz sobre nós. Somos Cartas Vivas.
Deixe um comentário