Como ser cheio do Espírito Santo
Como ser cheio do Espírito Santo é uma das principais indagações na vida de muitos cristãos, acompanhe neste artigo o que diz o evangelho sobre este tema.
Toda obra consumada de Cristo está relacionada ao Espírito Santo, pois o objetivo era a liberação do Espírito para morar no homem, na velha aliança a lei conduzia, na nova aliança somos conduzidos pelo Espírito Santo.
Primeiro podemos destacar que todo aquele que crê pela pregação da fé já tem o Espírito Santo, é morada do Espírito e sendo assim a presença do Espírito Santo está em sua vida, como podemos ler em Gálatas:
Só queria saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Gálatas 3:2
Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, o faz pelas obras da lei, ou pela pregação da fé? Gálatas 3:5
Somos um espírito com Ele: Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. 1 Coríntios 6:17
Paulo deixa claro aos Gálatas que não são as obras da lei que nos tornam merecedores de receber o Espírito Santo, mas é pela fé.
Sendo assim, já sabemos que ter o Espírito Santo é pela fé, no entanto como ser cheio do Espírito Santo?
Ser cheio do Espírito é permitir ser conduzido cada dia mais a Cristo e cada vez menos às obras da carne. E não se embriaguem com vinho, pois isso leva à devassidão, mas deixem-se encher do Espírito, Efésios 5:18
Neste texto de Efésios Paulo fala sobre embriaguez, ou seja, uma pessoa embriagada está sob a influência do álcool, sendo conduzida pelo mesmo e até mesmo sem lucidez.
Já uma pessoa cheia do Espírito está sob a influência do Espírito, na direção do Espírito e sendo conduzida pelo Espírito.
Nos dois casos vemos expressões, atitudes e comportamentos diferentes, no primeiro as obras da carne vão ficar em evidência, já no segundo os frutos do Espírito é que serão expressados.
No grego temos duas palavras para cheio, a primeira é pimpleime que significa ficar cheio, para um propósito, para testemunhar, etc.
A segunda é pleiros, que significa ser cheio, não é uma experiência momentânea, mas uma experiência contínua, esse é o termo que aparece em Efésios.
A primeira nos dá a entender ser cheio de fora para dentro, a segunda é de dentro para fora.
A primeira nos fala de derramar, a segunda de transbordar, a primeira entendemos por falar de Cristo, a segunda fala sobre manifestar o caráter de Cristo, a primeira fala sobre algo que já está feito e a segunda sobre crescimento.
Quando alguém que não é cheio do Espírito se entrega às obras da carne, ao mesmo tempo aquele que é cheio do Espírito irá se entregar ao governo do Espírito.
Para ser cheio do Espírito Paulo nos instrui em todo o contexto do capítulo 5 de Efésios a nos relacionarmos com as coisas do Espírito:
falando entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando com o coração ao Senhor. Efésios 5:19
Por todo evangelho as menções ser cheio do Espírito Santo está relacionado ao exterior, manifestações, expressões, atitudes e no que se refere a presença e habitação do Espírito está relacionado ao interior.
Veja mais alguns textos sobre expressões de alguém cheio do Espírito Santo:
Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Atos 4:8
Zacarias, o pai de João, cheio do Espírito Santo, profetizou, dizendo: Lucas 1:67
Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto, Lucas 4:1
Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem. Atos 2:4
Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à direita de Deus. Atos 7:55
Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com ousadia, anunciavam a palavra de Deus. Atos 4:31
Por isso, irmãos, escolham entre vocês sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, para os encarregarmos desse serviço. Atos 6:3
Então ser cheio do Espírito é expressar a vida que temos em nosso interior, a nova vida nova que recebemos sendo exteriorizada.
Outro ponto importante que vemos no texto de Efésios é quando Paulo diz: “falando entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando com o coração ao Senhor,”…
Perceba que Paulo ao falar sobre encher-se do Espírito Santo, ele relaciona este echer-se a comunhão, práticas em comunidade, congregando.
A orientação do apóstolo para ser cheio do Espírito Santo também é comunhão com os irmãos ou ações em comunidade.
Para ser cheio do Espírito Santo não precisamos pagar algum preço, fazer longos jejuns e propósitos, para ser cheio do Espírito Santo precisamos expressar a vida que recebemos Nele.
Orando, tendo comunhão uns com os outros, deixando ser conduzidos a viver os frutos do Espírito, a meditação no evangelho, servir os irmãos e outras práticas que são relacionadas à nova vida nos levam a viver cheio do Espírito Santo.
O cristão que está se enchendo do Espírito é alguém que está ministrando e sendo ministrado, servindo e deixando ser servida, orientando e sendo orientada, perdoando e sendo perdoada.
Leia também:
Deixe um comentário