O Espírito Santo convence DO PECADO
Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.
Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.
Do pecado, porque os homens não crêem em mim;
da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais;
e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado. João 16:7-11
Convencer: APRESENTAR FATOS CONCRETOS, SÃO PROVAS
Do pecado – Por que os homens não creem
Erroneamente muitos entendem que o Espírito Santo convence os cristãos, da sua condição de pecado, para conduzi-lo a Cristo.
Parece que Ele está a todo o momento mostrando onde erramos, onde falhamos. Muitos pregam que o Espírito Santo te mostra os pecados, estando a todo o momento apontando seus erros, suas falhas, seus pecados.
O que precisamos entender é que Ele, o Espírito Santo não veio convencer os FILHOS, veio convencer O MUNDO. Os filhos já creem, pois já tem uma nova natureza em Cristo, são um com Cristo.
A obra do Espírito Santo:
Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.
Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês. João 16:14,15
Quem mostra o pecado? A lei.
Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da lei, para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da lei escrita.
Que diremos então? A lei é pecado? De maneira nenhuma! De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a lei não dissesse: “Não cobiçarás“.
Mas o pecado, aproveitando a oportunidade dada pelo mandamento, produziu em mim todo tipo de desejo cobiçoso. Pois, sem a lei, o pecado está morto.
Antes, eu vivia sem a lei, mas quando o mandamento veio, o pecado reviveu, e eu morri.
Descobri que o próprio mandamento, destinado a produzir vida, na verdade produziu morte. Romanos 7:6-10
Alguns dizem que são apenas as leis cerimoniais, mas podemos perceber que quando diz: NÃO COBIÇARÁS fala dos ( 10 MANDAMENTOS).
Podemos concluir que : DO PECADO, POR QUE NÃO CREEM… Não é dos pecados, é do pecado, da incredulidade que o homem que o mundo se encontrava.
Ele não te acusa ou aponta cada pecado, Ele te ajuda a continuar, a ver sua nova identidade em Cristo, o dia de pentecostes foi a grande prova, o Espírito Santo veio CONVENCER O MUNDO.
O texto de forma alguma está dizendo que o Espírito Santo fica a todo o momento convencendo, mas que convence uma vez e a partir da consciência que temos de filho passamos a crer.
Este ensino de que o Espírito Santo está “convencendo” a todo o momento, todo dia e hora, passa mais uma ideia de acusador do que ajudador.
O Espírito Santo convence DO PECADO (Singular) e não DOS PECADOS (PLURAL), agora somos livres da incredulidade, temos um coração que crê para a justiça.
Somos os que creem e temos a vida eterna, somos os que creem e vivem no poder do Espírito Santo, somos os que creem e recebemos poder de ser FILHO DE DEUS.
Deixe um comentário