O Perfeito Amor
Vs 7-8. O Amor nos versículo 7 e 8 está relacionado a conhecer a Deus. O amor não é uma qualidade que Deus possui, o amor é aquilo que Deus é.
Vs. 9 Diz que não é um amor falado, apenas dito, mas um amor manifestado: Deus mostrou o amor dele por nós em Cristo. Estar em Cristo é estar no perfeito amor de Deus, reconhecer a obra de Cristo é reconhecer o quanto você é amado.
O propósito desse amor revelado foi para vivermos por meio desse amor. Esse é o modo de viver, vivemos por meio de Cristo, por meio do amor.
Vs. 10 Não amamos primeiro, Deus nos amou primeiro e quando temos o encontro com esse amor, passamos a amá-lo. Tudo começa nele e não em nós!
A falta de amor causa separação, mas o amor remove tudo que separa, Deus amou primeiro removendo o que nos separava Dele.
Vs. 11 assim devemos amar, como? Como Deus nos amou, Ele nos amou primeiro, não ficou esperando ser amado, antes de você o amar, Ele já te amava. Assim quando reconhecemos que somos amados, não esperamos que nos amem, apenas amamos primeiro.
Vs. 12-14 Não vemos a Deus por visão humana, mas o meio pelo qual vemos a Deus é o amor e não um amor humano, mas o perfeito amor.
Só amamos porque o amor dele está em nós, pois nos deu o seu Espírito que está em nós, então amamos e conseguimos ver a Deus.
Vs. 15-16 Mas como ter esse amor? Confessando, reconhecendo a obra de Cristo, então Deus permanece em nós e nós em Deus.
Aquele que permanece nesse amor, no perfeito amor, que aceita que foi amado primeiro, que partiu de Deus o amor e nós o amamos desde então, permanecemos em Deus e Ele em nós.
Não somos constrangidos pelo medo, somos constrangidos pelo amor. Adão se escondeu de Deus dizendo que estava com medo, o medo pode nos lançar fora de Deus, mas o Amor lança fora o medo.
Vs. 17 O amor nos prepara para estar diante de Deus com confiança, pois aquele que vive nesse amor não tem nada a temer em Deus.
Como Ele é, assim somos: Somos a imagem de Deus em Cristo, não somos como nossas culpas dizem que somos, não somos como nossas angústias dizem, nem tão pouco como o pecado diz, somos como Cristo, pois Não vivemos mais nós, mas Cristo vive em nós.
Vs.18 No amor não existe medo: Não prego por medo, não oro por medo, não contribuo financeiramente por medo, não venho ao culto por medo.
Vs.19-21 O amor a Deus não se manifesta falado, mas Ele demonstrou em Cristo esse perfeito amor, da mesma forma não amamos só de palavras, mas amamos com expressões, atitudes.
Atitudes de amor que não conseguimos sozinhos, para amar como Ele, precisamos nos entregar ao amor de Deus, o amor de Deus é Cristo.
Conclusão: Amar a Deus é primeiro aceitar que você é amado, a partir daí você viverá o amor a Deus e ao próximo, viverá sem medo.
Deixe um comentário