O orgulho trás desgraça porém há graça sobre os humildes
Sentir-se orgulhoso pelas conquistas de um amigo em sua vida profissional, ou de um filho que se formou na faculdade, estar orgulhoso pelo seu marido ou esposa ser um ser humano tão especial, este sentimento é de orgulho é nobre.
Todavia o sentimento de orgulho no sentido pejorativo é uma armadilha, um veneno e questão de tempo até chegar a desgraça, o orgulho trás desgraça porém há graça sobre os humildes.
Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes. Provérbios 11:2
O orgulho que não é saudável é um sentimento em excesso de contentamento e satisfação sobre si mesmo, suas qualidades, habilidades, conquistas é ver-se com um olhar de superioridade.
A autoconfiança excessiva é resultado do orgulho, como também o orgulhoso é impedido de reconhecer os seus próprios erros, não aceita ajuda pois julga que não precisa ou que ninguém pode ajudar, afinal o seu orgulho o faz pensar que ninguém tem sabedoria, força e habilidade como a de si próprio.
Em seu sentido pejorativo, o orgulho sempre está em oposição a humildade, o texto de Provérbios diz que a sabedoria está com os humildes, ou seja, o orgulho é falta de sabedoria.
A pessoa orgulhosa se torna arrogante, tem facilidade para condenar os outros, despreza outras pessoas julgando ser melhor, não perdoa e se sente ofendida com facilidade, afinal seu ego sempre está em primeiro lugar.
Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Tiago 4:6
A humildade nos torna “sociáveis”, pessoas que compreendem o próximo, sabendo que não é pela nossa força, mas pela graça de Deus, olhamos o próximo com graça, olhamos a todos como a quem Deus ama.
Aceitamos ajuda, pedimos ajuda pois reconhecemos que não somos auto suficientes ao ponto de não precisar de ninguém, reconhecemos nossos erros e não guardamos sentimentos ruins sobre ninguém, ninguém é nosso prisioneiro emocional.
Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. 1 Pedro 5:5
O orgulhoso não vive na dependência da graça, mas de si mesmo, mas andar no caminho da humildade é viver debaixo da graça de Deus, abandonar o orgulho é desfrutar do favor de Deus.
Se pelo orgulho chega a desgraça, a humildade é o antídoto, a humildade é o caminho de Deus para desfrutar da sua maravilhosa graça.
Leia mais:
Deixe um comentário