Identidade em Cristo
Nossa identidade não é apenas a de alguém com o sobrenome de outro, com alguma ligação remota; nossa identidade em Cristo é muito mais profunda e transformadora, é a identidade de alguém que compartilha completamente a natureza de Cristo, não somos meros parecidos com Ele, somos um com Ele.
Por estarmos unidos com Cristo, somos fortalecidos, impulsionados pelo seu amor, e participamos do Espírito de Deus (Filipenses 2:1-13 NTLH). Estar em Cristo não é como pisar em terreno externo, nem é como mergulhar em água e sair encharcado, é como respirar uma atmosfera, como ter oxigênio dentro e ao redor de nós, dando-nos vida, Cristo é verdadeiramente o nosso ar.
O apóstolo Paulo nos lembra que, quando fomos batizados para nos unirmos a Cristo Jesus, fomos também batizados na sua morte, fomos sepultados com Ele, simbolizando nossa morte para a velha natureza, para que, da mesma forma que Cristo ressuscitou pelo poder do Pai, possamos viver uma nova vida. Somos unidos a Ele na morte e, portanto, também seremos unidos a Ele na ressurreição (Romanos 6:3-5).
A palavra “Cristo” em grego significa “ungido”. Estarmos unidos com Cristo é como o óleo que permeia o papel a ponto de não sabermos se é o óleo no papel ou o papel no óleo, assim é a nossa união com Cristo: tão íntima e profunda que não podemos separar onde terminamos e onde Ele começa.
A magnitude da graça de Deus é insondável, seu amor por nós é tão vasto que, quando estávamos espiritualmente mortos devido à nossa desobediência, Ele nos trouxe para a vida por meio da união com Cristo.
Pela graça de Deus, somos salvos, estamos unidos com Cristo Jesus, e Deus nos ressuscitou com Ele para reinar com Ele no mundo celestial. Isso é feito para que, ao longo dos tempos futuros, a imensidão da sua graça seja manifestada através do amor que Ele nos demonstrou por meio de Cristo Jesus (Efésios 2:4-7).
Nossa união com Cristo tem implicações profundas e transformadoras em nossas vidas, os medos, os traumas e tudo o que parecia poderoso e avassalador perante nós não têm poder contra aqueles que estão em Cristo. A maldição e a praga são anuladas pela nossa união com Ele, somos revestidos do poder e da autoridade de Cristo.
Assim como o Pai estava completamente em Jesus, agora Cristo está completamente em nós, toda a nossa essência está em Cristo.
Estamos unidos a Ele de tal maneira que a unção de Cristo habita em nós, e a vida de Cristo é a nossa vida, somos seus representantes neste mundo, refletindo sua natureza e amor.
A compreensão do evangelho da graça nos leva a uma profunda apreciação da nossa união com Cristo. Não somos apenas espectadores ou seguidores distantes; somos participantes ativos na sua obra redentora, como membros do corpo de Cristo, somos chamados a viver de acordo com essa nova identidade.
A união com Cristo não é uma doutrina abstrata, mas uma realidade vivida, ela nos transforma de dentro para fora, moldando nosso caráter, nossos valores e nossas ações. Nossa identidade em Cristo nos capacita a amar como Ele amou, perdoar como Ele perdoou e servir como Ele serviu.
A graça de Deus é o fio condutor que permeia essa união, somos unidos a Cristo não por méritos próprios, mas pela sua graça abundante, nada que façamos pode nos separar do seu amor e da nossa identidade em Cristo, é um dom gratuito que recebemos, e nossa resposta é viver de acordo com essa nova realidade.
A união com Cristo também nos leva a uma profunda comunhão com o Espírito Santo, Ele é o selo da nossa união com Cristo, o guia que nos capacita a viver de maneira digna dessa vocação, somos capacitados a compreender as profundezas do amor de Deus e a viver uma vida que reflita sua glória.
Em nossa união com Cristo, encontramos força para enfrentar os desafios da vida, coragem para superar as adversidades e esperança para o futuro, não estamos mais sozinhos, pois Ele está conosco em todos os momentos.
A união com Cristo nos assegura que não importa o que enfrentemos, Ele está conosco, nos fortalecendo e nos sustentando.
Portanto, podemos afirmar com confiança que a nossa união com Cristo é verdadeiramente um milagre da graça, somos transformados, restaurados e capacitados para viver uma vida que honra a Deus e abençoa o mundo ao nosso redor, não somos mais quem éramos; somos novas criaturas em Cristo, vivendo pela sua graça e para a sua glória.
A nossa união com Cristo é o cerne do evangelho da graça, ela define a nossa identidade, capacita-nos a viver de maneira digna do chamado de Deus e nos trás a memória constantemente da imensidão do seu amor e da sua graça. Que a cada dia vivamos conscientes dessa união profunda e transformadora, permitindo que ela nos guie em todas as áreas de nossas vidas.
Veja também:
Deixe um comentário