A Graça de Deus na Adversidade – A vida é cheia de desafios, e todos nós passamos por momentos difíceis em algum momento ou em alguns momentos!
Nessas horas, pode ser difícil ver a luz no fim do túnel, como se diz, mas é exatamente nesses momentos que a graça de Deus se torna mais evidente, e transformadora.
A graça de Deus na adversidade é uma dádiva que nos capacita a enfrentar as dificuldades com esperança, fé e força que não são nossas. Mas como experimentar a graça de Deus em tempos difíceis? Graça e paz amigos, convido você a pegar o seu café ou o seu chimarrão, sentar e meditar comigo sobre como a graça pode nos sustentar e nos fortalecer nas adversidades. Vamos?
Como sempre faço por aqui, mais uma vez quero lembrar você que a graça de Deus é o favor imerecido, que Ele nos concede não por causa de nossas ações, mas por causa de Seu grande amor por nós.
Quando enfrentamos adversidades, podemos nos sentir abandonados ou questionar por que estamos passando por tais provações, no entanto, a graça de Deus nos da a certeza que Ele está sempre presente, mesmo nas tempestades mais intensas da vida, Deus nos oferece um alicerce firme quando tudo ao nosso redor parece desmoronar.
Uma maneira de experimentar a graça de Deus em tempos difíceis é através da oração, orar é uma forma de nos conectarmos com Deus, expressando nossas preocupações, medos e dores.
Em Filipenses 4:6-7, Paulo nos encoraja: Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes, em tudo, sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus. A oração nos permite derramar nossos corações diante de Deus e receber por fé Sua paz e graça.
Além da oração, a meditação no evangelho, nas verdades sobre nós e Deus são de extrema importância para experimentar a graça de Deus em tempos difíceis, o evangelho está cheio de promessas e relatos de como Deus esteve presente nas vidas de Seu povo durante as adversidades e de como estará sempre conosco.
Salmo 23 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam, veja como a palavra de Deus nos mostra que, mesmo nos momentos mais sombrios, Deus está conosco, guiando-nos e nos confortando com Sua maravilhosa graça.
Deus nos criou para vivermos em comunidade, apoiando uns aos outros, por isso em tempos difíceis, é importante estar com irmãos e amigos que possam orar por nós e conosco, nos encorajar e nos ajudar a carregar nossos fardos. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Gálatas 6:2 é também através do outro que temos o privilégio de experimentar a graça de Deus manifestada no amor e no cuidado dos irmãos e irmãs em Cristo.
Os tempos difíceis também nos proporcionam uma oportunidade única de crescimento, onde a graça de Deus nos permite ver a adversidade como um campo de treinamento e fortalecimento para nossa fé. Tiago 1:2-4 nos ensina a considerar motivo de grande alegria o fato de passarmos por provações, sabendo que a provação da vossa fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.
Podemos enfrentar as adversidades do ponto de vista da fé, onde temos a consciência de que as adversidades podem nos moldar e nos transformar em filhos de Deus mais fortes e maduros.
Pela graça e somente pela graça de Deus podemos manter durante as adversidades uma perspectiva eterna, sabendo que em momentos de dor e sofrimento, é fácil nos concentrarmos apenas nas dificuldades presentes.
Mas a graça de Deus nos nos trás a memória que nossa vida na terra é temporária e que temos uma esperança eterna em Cristo maior que qualquer adversidade. Pois tenho para mim que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. Romanos 8:18 Esta perspectiva eterna que temos pela graça, nos ajuda a enfrentar as adversidades com esperança e confiança de que Deus tem coisas muito maiores para nós. Amém?
E claro, muitas vezes, Deus age de maneiras sobrenatural para nos resgatar ou nos fornecer exatamente o que precisamos em tempos de crise, esses momentos de intervenção de Deus são a revelação poderosa da graça de Deus em nossas vidas, mas ainda que não vemos milagres visíveis, a graça de Deus está presente, nos sustentando e nos dando força para continuar.
Por último quero destacar e lembrar a todos nós que experimentar a graça de Deus na adversidade é um testemunho poderoso para os outros, pois quando enfrentamos dificuldades com fé e confiança em Deus, mostramos ao mundo que nossa esperança não está nas circunstâncias, mas em um Deus que é maior do que qualquer adversidade.
Certamente nossa resposta à adversidade pode inspirar e encorajar outros a descansar e confiar na graça de Deus em suas próprias vidas, então como foi meditar sobre a graça de Deus em tempos de adversidade? Como está você hoje?
São muitas as pessoas que precisam também saber disso que acabamos de ler juntos, por isso, envie para o máximo de pessoas este texto e vamos levar a graça de Deus até aqueles que estão precisando.
Deixe um comentário