Ainda que a figueira não floresça eu me alegrarei no Deus da minha salvação
Em Deus está tudo o que nós precisamos e Deus é tudo o que precisamos, Ele é a fonte, Ele nos satisfaz, nos completa.
Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. Habacuque 3:17,18
Esta passagem mostra elementos indispensáveis para a vida daquele povo, daquela época, mantimentos, suprimentos extremamente necessários para a vida.
Podemos ver que o profeta fala sobre a falta destes elementos e a fé demonstrada no texto é uma resposta do profeta.
O profeta não está falando apenas sobre a possibilidade de haver a falta dos produtos, mas as consequências que podemos imaginar pela falta e escassez dos produtos.
A resposta do profeta diante das possibilidades de escassez é: Eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação – ainda que a figueira não floresça.
A alegria mencionada pelo profeta é uma alegria proveniente de uma fé viva e genuína, que não está baseada nas coisas que podemos ou não ter, de posses materiais.
Me alegrarei no Deus da minha salvação, que ensinamento não é mesmo? Ter a alegria no Deus da nossa salvação é estar contente, sem esperar que tudo esteja indo da forma que esperávamos, porém confiando no Senhor.
Nossa alegria transcende o entendimento natural, ultrapassa as explicações e lógicas humanas, ela é o Deus da nossa salvação, não é uma coisa e sim alguém.
Todas as coisas terrenas podem nos ser tiradas, mas o Deus da nossa salvação em hipótese alguma algo ou alguém pode tirar de nós.
Essa alegria dos salvos não é um mero sentimento produzido por momentos e conquistas terrenas, ela é a alegria proveniente da nossa união com o Pai, união essa que é eterna.
A resposta do profeta Habacuque aos piores acontecimentos é a alegria no Deus da minha salvação. Uma bela lição para todos nós, diante de acontecimentos ruins e incômodos que nossa resposta seja como a de Habacuque: Me alegrarei no Deus da minha salvação!
Hoje mesmo, agora mesmo podemos desfrutar da alegria, ainda que ao seu redor, muitas coisas possam estar “dando errado”, nos alegramos no Deus da nossa salvação.
Se alegrar no Deus da nossa salvação é dizer: Não importa o que aconteça, não importa o quanto de coisas não tenho, minha alegria é o Deus da minha salvação, minha fé está firmada, alicerçada Naquele que é tudo em todos.
A oração de habacuque é sensacional, depois de uma pergunta sua resposta não deixa dúvidas, assim é quando confessamos o que cremos diante de dificuldades e desilusões.
Não dependemos de fatores externos para viver a alegria, a alegria é uma realidade em todos aqueles que estão em Cristo.
Confesse que você não se alegra só quando “tudo está bem”, nas coisas, nos bens, nas conquistas humanas, confesse você se alegra no Deus da nossa salvação.
Leia também:
Deixe um comentário