A Soberba do conhecimento, crentes eruditos sem amor
Quem pensa conhecer alguma coisa, ainda não conhece como deveria. 1 Coríntios 8:2
O conhecimento das escrituras, sempre deve estar ligado ao amor, ao serviço e edificação do outro.
Conhecimento das coisas de Deus jamais deve ser usado para se gabar e se ensoberbecer.
O verdadeiro conhecimento de Deus é o amor, sim, o amor ao próximo.
O que temos visto são cristãos que despejam conhecimento a cerca de vários temas, com seus mirabolantes discursos regados de palavras difíceis que a maioria simples nem se quer entende ou tem dificuldade de entender.
Aparentemente o que importa para esses “eruditos” é mostrar o quanto sabem sobre o tema.
Na maioria das vezes são pessoas que não estão engajadas em qualquer grupo, comunidade local, sem qualquer cooperação com o próximo, sua única preocupação é mostrar sua teologia.
De forma alguma estou dizendo que não devemos estudar as escrituras ou ensiná-las, o que estou dizendo é que todo conhecimento deve estar sendo usado na edificação mútua, na cooperação e no amor ao próximo.
Usar nosso conhecimento para estimular, fortalecer os fracos, e além de ensinar o que sabemos, precisamos também estender a mão, cuidar uns dos outros.
É vazio demais, falar muito sobre o amor e mostrar conhecimento do que as escrituras dizem sobre o amor e não amar quem está precisando.
Pregar sobre a graça de Deus e mostrar o quanto sabe sobre a graça e ficar indiferente com a dor do outro, isso é incoerente.
Eruditos fariseus não sabem: Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo. Se alguém se considera alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Gálatas 6:2,3
O verdadeiro conhecimento te fará dispensar amor e não soberba, a indiferença com a dor e o sofrimento do outro são sinais claros de soberba.
Não se enganem. Se algum de vocês pensa que é sábio segundo os padrões desta era, deve tornar-se “louco” para que se torne sábio.
Porque a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus. Pois está escrito: “Ele apanha os sábios na astúcia deles”;
e também: “O Senhor conhece os pensamentos dos sábios e sabe como são fúteis”. 1 Coríntios 3:18-20
Mas quem é sábio entre vocês?
Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.
Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade.
Esse tipo de “sabedoria” não vem do céu, mas é terrena, não é espiritual e é demoníaca.
Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males.
Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. Tiago 3:13-17
A Soberba do conhecimento, crentes eruditos sem amor
Deixe um comentário