O Espírito Santo se afasta quando pecamos? O Espírito Santo abandona quando pecamos? Já que o salmista diz: “Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito”. Salmos 51:11
Existem pessoas que após cometer um pecado consciente se sentem longe de Deus ou devido a um período sem se envolver com as coisas que dizem respeito a sua nova natureza em Cristo e sua identidade em Jesus, se sentem como se o Espírito Santo tivesse se afastado.
De fato Davi orou pedindo a Deus que não retirasse dele o Espírito, no entanto com apenas com esse texto não podemos afirmar que o Espírito Santo abandona o cristão quando este peca.
É possível percebermos que quando a igreja estava pecando o Espírito Santo os chamava a viver novamente a vida em Cristo. Por tanto, já podemos concluir que jamais o Espírito Santo não abandonou a igreja.
Observe o que disse Jesus sobre a vinda do Espírito Santo: E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, João 14:16
Jesus foi bem claro que o Espírito Santo estaria para sempre e não até que os filhos de Deus pecassem.
Outro texto que precisamos observar é o texto de Efésios que diz: Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa, Efésios 1:13
E ainda outro texto: nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir. 2 Coríntios 1:22
Quando cremos fomos selados com o Espírito, ou seja, o Espírito Santo não pode ser removido de nós, somos propriedade de Deus.
Agora somos selados, quer dizer que agora não podemos ter como base a declaração de Davi: “Não tires de mim o teu Espírito Santo”! Pois na antiga aliança o Espírito Santo se relacionava “indo e vindo”, “descendo e se retirando”.
Mas agora o Espírito Santo veio habitar no homem, é um relacionamento permanente e não temporário, por isso, não, o Espírito Santo não abandona o cristãos quando este peca.
No entanto temos os seguintes textos:
Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Efésios 4:30
Não apaguem o Espírito. 1 Tessalonicenses 5:19
Estes textos não estão afirmando que podemos perder o Espírito Santo, mas que podemos não desfrutar do relacionamento que é nosso direito e herança no Espírito Santo.
Podemos não desfrutar da sua presença, da alegria da salvação, temos o Espírito Santo e Ele não se afasta de nós, porém podemos nos afastar no que diz respeito a uma consciência da beleza da obra de Cristo.
Não entristecer o Espírito Santo resumidamente é o salvo não andar conforme a sua posição em Cristo, ser selado mas andar como se não fosse.
Sendo o Espírito Santo o próprio Deus, assim como o filho pródigo que tinha um pai mas por um tempo por decisão não desfrutava da presença do pai, tinha uma casa com provisões, mas não desfrutava, assim também podemos ter o Espírito mas não estar desfrutando do que temos.
Somos chamados não a entristecer o Espírito Santo mas a glorificar a Deus, sendo que somos santuário Dele e que Ele habita em nós, é o que Paulo disse aos coríntios.
Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês. 1 Coríntios 6:19,20
O que o Espírito Santo faz em nossas vidas? O Espírito Santo se afasta?
Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus. Romanos 8:26,27
De pronto podemos ver que o Espírito Santo nos ajuda, intercede por nós, Ele veio para habitar, ficar, permanecer em nós, não nos abandona, pelo contrário, Ele nos ajuda.
Se você pecou reconhça a presença do Espírito Santo que não te abandonou, mas está agora mesmo ajudando você a não insistir em coisas que não fazem parte da sua nova natureza em Cristo.
Veja também:
Deixe um comentário