Sejam misericordiosos
Perdão, misericórdia e graça são ensinos do evangelho que muitos de nós já temos conhecimento e mesmo sendo um assunto muito ensinado, por vezes nos encontramos fazendo o contrário.
Às vezes somos intolerantes com os erros dos outros, chegamos a dizer: Não levo desaforo para casa, não mexe com quem está quieto, não pise no meu calo, essas são algumas expressões que trocando em miúdos querem dizer que não vamos deixar passar e vamos dar o troco.
Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso”. Lucas 6:36
Jesus porém deixou muito claro que porque somos filhos de um Pai misericordioso também podemos exercer misericórdia.
Alguém poderá querer refutar alegando que depende do que alguém faz pra ele (ela), pois pensam que dependendo do pecado que cometerem contra elas então não vão perdoar.
Ou seja, muitos colocam tamanho nos erros dos outros contra ela, se for um erro leve merecem perdão, se for um erro grave então não merece perdão.
Na verdade, quando agimos assim, colocando condições para exercer misericórdia, esquecemos que Deus não mediu nosso pecado, sua misericórdia cobre todos os nossos pecados.
Por mais que nos sentimos ofendidos, não temos o direito de não exercer misericórdia, pois nós também ofendemos a Deus e Ele foi misericordioso com todos nós.
Jesus chamou de feliz aquele que exerce misericórdia: Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. Mateus 5:7
É evidente que aqueles que exercem misericórdia são felizes, pois não alimentam sentimentos ruins que os fazem serem pessoas tristes, amarguradas, murmuradoras e de semblante caído até mesmo.
Diferentemente, os que exercem misericórdia escolhem viver bons sentimentos, são pessoas agradecidas e até o semblante é de felicidade.
Todos os filhos de Deus tem a natureza de Deus, são misericordiosos, qual é a ofensa que pode nos impedir de ser misericordioso com alguém, abandono? Traição? Humilhação? Falsidade? Grosserias?
Absolutamente nada deve ser maior que um coração misericordioso como o de Deus, assim podemos viver felizes e em paz.
Se vocês soubessem o que significam estas palavras: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’, não teriam condenado inocentes. Mateus 12:7
Os religiosos eram hábeis em suas cerimônias religiosas, porém não exerciam misericórdia, quando na verdade o que tem valor para Deus não são cerimônias religiosas e sim o perdão e a misericórdia, demonstrações de amor.
O texto diz: Não teriam condenado inocentes! Veja que ao não exercermos misericórdia estamos cometendo o mesmo erro, pois estamos condenando alguém e muitas vezes alguém que já foi perdoado por Deus, ou seja, estamos condenando um inocente.
Que venhamos perdoar, exercer misericórdia com todos, não importa o que fizeram a nós, jamais será maior do que o pecado que fomos perdoados por Deus.
Assim como as misericórdias do Senhor que se renovam a cada manhã, nós também possamos a cada manhã sermos misericordiosos.
Leia também:
Deixe um comentário