3 Verdades sobre o Perdão
Perdão é um grande ensino do evangelho praticado por Jesus, aliás desde o início da humanidade podemos ver um Deus perdoador.
São tantos os textos ensinando sobre o perdão, como também mostrando personagens bíblicos perdoando e sendo perdoados, citá-los todos levaria algum tempo e o assunto é extenso, por isso vamos citar alguns e falar sobre alguns pontos importantes sobre o perdão.
A primeira das 3 verdades sobre o perdão que quero destacar é que temos um Deus que perdoa sem reservas, Deus realmente “não tem limites” para perdoar, não há falta alguma do homem que seja maior que o perdão de Deus, absolutamente nenhum pecado pode vencer o perdão.
Jesus sendo a expressão exata de Deus e tendo Nele toda plenitude de Deus (O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser… Hebreus 1:3) perdoou prostitutas, perdoou pecadores dignos de morte pela lei, perdoou aqueles que cuspiram Nele, os que o abandonaram, que zombaram, que feriram, que o maltrataram.
Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam. Salmos 86:5
Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, Efésios 1:7
A natureza de Deus é perdoadora, jamais nega perdão, não há qualquer indisposição para perdoar o homem, sempre e de boa vontade com indescritível amor perdoa a todos que pecaram.
Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados. Colossenses 1:13-14
Como podemos perceber nos textos bíblicos que citamos, começamos agora a segunda das 3 verdades sobre o perdão a ser destacado, que é o de sermos perdoados.
Para muitos ser perdoado depende dos seus esforços e de sua dedicação, porém o que vemos no evangelho é que tudo começa em Deus, somos perdoados por causa do amor Dele, pela obra de Cristo e não pelo nosso desempenho.
A verdade é que somos perdoados, Deus nos perdoou em Cristo ( volte alguns parágrafos e releia os textos que foram citados se for preciso ).
“Pecamos e nos rebelamos, e tu não nos perdoaste. Lamentações 3:42
Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados”. Hebreus 8:12
Sim, Deus está sempre disposto a dar o seu perdão e nós precisamos crer que somos perdoados, essa consciência de perdoado mudará completamente nossa vida e nosso relacionamento com Deus.
O perdão de Deus nos deu liberdade, não ficamos presos na culpa e condenação resultado do pecado, o perdão é o poder que liberta.
Sendo assim, sabendo que quem perdoa está libertando e quem recebe o perdão está sendo liberto, começamos a terceira das 3 verdades sobre o perdão deste artigo, temos o poder de perdoar, ou seja, libertar aqueles que pecaram contra nós, que nos ofenderam.
Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Colossenses 3:13
Somos filhos de um Pai que perdoa, temos em nós a sua natureza, sendo assim o poder de perdoar está em nós, não é um sentimento é parte de nosso ser em Deus, se o Pai perdoa, seus filhos perdoam.
Perdoar é uma capacidade que temos, um privilégio em não deixar ninguém preso em culpas, não deixar ninguém condenado por ter pecado contra nós.
Em Mateus 18:21-35 vemos Jesus contando uma parábola para responder a Pedro sobre o perdão: Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? “
Jesus respondeu: “Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete.Mateus 18:21,22
A parábola é bem clara, alguém que devia muito foi perdoado e livre da culpa e de toda condenação que era merecida, no entanto aquele que recebeu o perdão encontrou alguém que lhe devia e não perdoou, mas o prendeu, sendo que seu devedor devia menos do que ele quando tinha sido perdoado.
Deus perdoa, nós fomos perdoados e agora podemos perdoar, não perdoamos para sermos perdoados, mas porque já somos perdoados.
Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo. Efésios 4:32
Assim como Deus nos perdoou, como Deus nos perdoou? Em amor, não merecíamos, antes de pedirmos perdão, antes mesmo de nos arrepender a bondade Dele nos alcançou.
Perdoem assim, como? Em amor, sem que o outro faça por merecer, antes daquele que pecou contra você pedir perdão, antes mesmo dele se arrepender, porque somos semelhantes ao Pai.
Você está com dificuldades em algum assunto sobre o perdão? Entre em contato comigo, quero ajudar você, juntos nós já vencemos em Cristo.
Leia também:
Deixe um comentário