7 Pecados Capitais, se você chegou aqui e não sabe o que significa os sete pecados capitais ou quer saberr os nomes dos 7 pecados capitais, você saberá isso e muito mais, leia até o final.
Os 7 Pecados capitais é uma lista de pecados classificados como os “principais”, por isso o nome capitais, pois o termo “capital” tem origem na palavra caput que quer dizer “cabeça”, são considerados pela igreja católica como os pecados de dão origem aos outros.
Podemos encontrá-los principalmente nos ensinos da igreja católica como também em temas de filmes, livros e novelas e etc. Não está listado por grau de importância aqui neste artigo, ainda que o Papa Gregório e outros tenham colocado em ordem de importância.
O intuito deste artigo é mostrar a crença dos sete pecados capitais e analisar um pouco sobre o que a bíblia diz sobre o assunto.
Os 7 pecados capitais são:
Gula, Luxúria, Inveja, Avareza, Preguiça, Ira e Soberba.
- Gula: Esse pecado é associado ao desejo desenfreado de comer muito, mesmo já estando satisfeito, apenas pelo prazer de comer. Ele está ligado a beber e também ao egoísmo.
- Luxúria: É o desejo e prazer excessivo pela sensualidade e pelo sexo, sem exercer domínio próprio passa a ser governada pelos prazeres da carne.
- Inveja: É o desejo pelas coisas que o outro tem, a inveja faz com que a pessoa se torne incapaz de se alegrar com as conquistas dos outros e ao mesmo tempo não se alegra com o que ela própria possui.
- Avareza: A Avareza é as vezes confundida com a inveja, mas na verdade a avareza é o apego excessivo aos bens materiais, amor ao dinheiro, não consegue compartilhar das bênçãos que tem recebido. Para o avarento as riquezas estão antes de Deus e do próximo.
- Preguiça: A preguiça não é caracterizada apenas em não querer trabalhar para ter seu próprio sustento, mas em não querer fazer qualquer atividade que exija esforço, dedicação persistência. O preguiçoso foge de responsabilidades, é negligente, não é caprichoso, está sempre associado a todo tipo de vadiagem.
- Ira: A Ira é uma manifestação de intensa raiva, fúria, ódio que pode se transformar até mesmo em agressões físicas e verbais, ou seja, é uma reação errada ou descontrolada proveniente de sentimentos ruins.
- Soberba: A Soberba ou Orgulho excessivo está associados a sentimento de desprezo pelos outros pensando que de alguma forma é superior, é totalmente o oposto da humildade e nada tem a ver com a dependência de Deus.
Qual é a origem:
A lista dos sete pecados capitais é muito antiga, ela tem início no século 6 ainda que foi apresentada posteriormente.
A lista foi criada pelo monge cristão Evágrio Pôncio enumerando os principais pecados que atrapalhavam a rotina religiosa.
Essa lista de 7 pecados capitais passou por reformulações pelo Papa Gregório traduziu para o Latim e excluiu da lista a preguiça, mas tarde Tomás de Aquino recuperou a lista e inclui novamente a preguiça.
O que a bíblia diz:
Vamos ver alguns textos sobre a obra de Cristo e a nossa condição após a obra do calvário, sendo que essa lista de sete pecados capitais tinham como objetivo educar os fiéis e de certa forma “controlar” os instintos humanos para o pecado.
Procurei destacar cada parte dos textos para ajudar o leitor no entendimento sobre nossa nova vida após a morte e ressurreição de Cristo, ou seja, como vivemos agora na Nova Aliança da Graça de Deus.
Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados. 1 Pedro 2:24 NVI
Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. Efésios 2:3-5
Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Romanos 6:11
Até aqui podemos ver que Deus em Cristo resolveu o problema do pecado, visto que Jesus levou sobre o madeiro, morremos para o pecado.
Éramos merecedores da ira e que agora vivemos para a justiça de Deus, pelo grande amor de Deus temos vida em Cristo e vivemos para Deus.
Nosso viver cristão não está pautado em uma lista de pecados e sim no poder da obra consumada de Jesus, em Cristo temos a vitória sobre o pecado.
Agora na nova aliança do evangelho da graça de Deus sabemos que o pecado não tem domínio sobre nós: Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça. Romanos 6:14
Nossa vitória contra o pecado não se dá em olharmos para uma lista de 7 pecados capitais ou regras e tentar com nossas forças vencê-los, mas no entendimento renovado de que Cristo é nossa vitória, que Ele venceu o pecado.
E agora podemos obedecer não por medo do pecado ou das consequências dele, e sim obedecemos de coração pois agora temos poder e vitória sobre o pecado.
Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida. Romanos 6:17
Veja Também:
Deixe um comentário