Conteúdo em vídeo

Assistir

7 Pecados Capitais e a Obra Consumada de Cristo

7 Pecados Capitais, se você chegou aqui e não sabe o que significa os sete pecados capitais ou quer saberr os nomes dos 7 pecados capitais, você saberá isso e muito mais, leia até o final.

Os 7 Pecados capitais é uma lista de pecados classificados como os “principais”, por isso o nome capitais, pois o termo “capital” tem origem na palavra caput que quer dizer “cabeça”, são considerados pela igreja católica como os pecados de dão origem aos outros.

Podemos encontrá-los principalmente nos ensinos da igreja católica como também em temas de filmes, livros e novelas e etc. Não está listado por grau de importância aqui neste artigo, ainda que o Papa Gregório e outros tenham colocado em ordem de importância.

O intuito deste artigo é mostrar a crença dos sete pecados capitais e analisar um pouco sobre o que a bíblia diz sobre o assunto.

Os 7 pecados capitais são:

Gula, Luxúria, Inveja, Avareza, Preguiça, Ira e Soberba.

  • Gula: Esse pecado é associado ao desejo desenfreado de comer muito, mesmo já estando satisfeito, apenas pelo prazer de comer. Ele está ligado a beber e também ao egoísmo.

  • Luxúria: É o desejo e prazer excessivo pela sensualidade e pelo sexo, sem exercer domínio próprio passa a ser governada pelos prazeres da carne.

  • Inveja: É o desejo pelas coisas que o outro tem, a inveja faz com que a pessoa se torne incapaz de se alegrar com as conquistas dos outros e ao mesmo tempo não se alegra com o que ela própria possui.

  • Avareza: A Avareza é as vezes confundida com a inveja, mas na verdade a avareza é o apego excessivo aos bens materiais, amor ao dinheiro, não consegue compartilhar das bênçãos que tem recebido. Para o avarento as riquezas estão antes de Deus e do próximo.

  • Preguiça: A preguiça não é caracterizada apenas em não querer trabalhar para ter seu próprio sustento, mas em não querer fazer qualquer atividade que exija esforço, dedicação persistência. O preguiçoso foge de responsabilidades, é negligente, não é caprichoso, está sempre associado a todo tipo de vadiagem.

  • Ira: A Ira é uma manifestação de intensa raiva, fúria, ódio que pode se transformar até mesmo em agressões físicas e verbais, ou seja, é uma reação errada ou descontrolada proveniente de sentimentos ruins.

  • Soberba: A Soberba ou Orgulho excessivo está associados a sentimento de desprezo pelos outros pensando que de alguma forma é superior, é totalmente o oposto da humildade e nada tem a ver com a dependência de Deus.          

Qual é a origem: 

A lista dos sete pecados capitais é muito antiga, ela tem início no século 6 ainda que foi apresentada posteriormente.

A lista foi criada pelo monge cristão Evágrio Pôncio enumerando os principais pecados que atrapalhavam a rotina religiosa.

Essa lista de 7 pecados capitais passou por reformulações pelo Papa Gregório traduziu para o Latim e excluiu da lista a preguiça, mas tarde Tomás de Aquino recuperou a lista e inclui novamente a preguiça.

O que a bíblia diz:

Vamos ver alguns textos sobre a obra de Cristo e a nossa condição após a obra do calvário, sendo que essa lista de sete pecados capitais tinham como objetivo educar os fiéis e de certa forma “controlar” os instintos humanos para o pecado.

Procurei destacar cada parte dos textos para ajudar o leitor no entendimento sobre nossa nova vida após a morte e ressurreição de Cristo, ou seja, como vivemos agora na Nova Aliança da Graça de Deus.

Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados. 1 Pedro 2:24 NVI

Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. Efésios 2:3-5

Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Romanos 6:11

Até aqui podemos ver que Deus em Cristo resolveu o problema do pecado, visto que Jesus levou sobre o madeiro, morremos para o pecado.

Éramos merecedores da ira e que agora vivemos para a justiça de Deus, pelo grande amor de Deus temos vida em Cristo e vivemos para Deus.

Nosso viver cristão não está pautado em uma lista de pecados e sim no poder da obra consumada de Jesus, em Cristo temos a vitória sobre o pecado.

Agora na nova aliança do evangelho da graça de Deus sabemos que o pecado não tem domínio sobre nós: Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça. Romanos 6:14

Nossa vitória contra o pecado não se dá em olharmos para uma lista de 7 pecados capitais ou regras e tentar com nossas forças vencê-los, mas no entendimento renovado de que Cristo é nossa vitória, que Ele venceu o pecado.

E agora podemos  obedecer não por medo do pecado ou das consequências dele, e sim obedecemos de coração pois agora temos poder e vitória sobre o pecado.

Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida. Romanos 6:17

Veja Também:

Confessar pecados é bíblico?

Como é o Arrependimento Bíblico?

Compartilhe o Evangelho:

Baixe Grátis

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE INSCRITOS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro

Alimente sua fé diariamente

Assista as mensagens gratuitamente, clique no botão para asistir agora mesmo.

Estudos

Devocionais

Reflexões

Temas Relevantes