Conteúdo em vídeo

Assistir

Oração Pai Nosso na Nova Aliança da Graça (Introdução)

Oração Pai Nosso

A Oração do Pai Nosso é uma das orações mais conhecidas e recitadas na tradição cristã, especialmente entre os seguidores do catolicismo e do protestantismo. É uma oração que foi ensinada por Jesus Cristo aos seus discípulos, de acordo com os Evangelhos de Mateus e Lucas.

A oração começa com a frase “Pai nosso, que estás nos céus” e ainda podemos resumir como começa a oração Pai Nosso, reconhecendo a paternidade divina de Deus e sua posição elevada no céu. 

Em seguida, a oração pede que o nome de Deus seja santificado, isto é, que seja honrado e reverenciado como sagrado e digno de respeito.

O próximo pedido na oração é pelo advento do Reino de Deus, que é interpretado como a chegada do reino de amor, paz e justiça na terra. Isso envolve a esperança e o desejo de que a vontade de Deus seja cumprida em todos os lugares e que a humanidade siga seus ensinamentos.

A oração continua com uma série de pedidos relacionados às necessidades materiais e espirituais das pessoas. Estes incluem a petição pelo pão de cada dia, pelo perdão dos pecados e pela libertação da tentação e do mal.

A oração termina com a confirmação da supremacia de Deus, com a afirmação de que o Reino, o poder e a glória pertencem a Ele para sempre.

A paternidade divina é uma crença central em muitas religiões monoteístas, incluindo o cristianismo, judaísmo e islamismo. Refere-se ao relacionamento de Deus com seus seguidores, no qual Ele é visto como um pai amoroso, protetor e provedor.

Para os cristãos, a paternidade divina é um tema recorrente na Bíblia, em particular no Novo Testamento. O próprio Jesus Cristo se referia a Deus como “Pai” e incentivava seus seguidores a chamá-lo assim em suas orações. 

Na Parábola do Filho Pródigo, Jesus descreve Deus como um pai amoroso que recebe seu filho de volta, independentemente de seus erros passados.

A ideia de Deus como um pai amoroso tem implicações profundas para muitos, pois sugere que Deus se preocupa com cada indivíduo em um nível pessoal e que Ele está sempre presente para fornecer orientação e suporte. 

Isso pode trazer conforto e segurança em momentos de dificuldade e incerteza, bem como encorajar um senso de confiança e amor pelos outros.

No entanto, a ideia da paternidade divina também pode ser controversa, pois nem todas as pessoas têm experiências positivas com seus próprios pais ou com figuras paternas em geral. Isso pode tornar difícil para algumas pessoas se relacionarem com Deus como um pai amoroso.

A oração pai nosso não é um mandamento de Jesus para orar como se fosse um tipo de palavras mágicas para “abençoar”, o que Jesus está mostrando é um modelo, princípios que os Judeus muitas vezes não aplicavam a oração.

Outro ponto que quero destacar e eu diria que é uma introdução a um próximo artigo sobre o tema, é a questão de continuar orando a oração do Pai nosso.

Querido leitor, é bom termos em mente que a oração Pai Nosso foi feita antes da obra consumada de Jesus, ou seja, ainda na antiga aliança, Jesus ainda estava cumprindo a lei e como sabemos após a obra consumada de Jesus não estamos debaixo da lei e sim da graça, é uma nova aliança.

Não podemos deixar de pensar também na oração pai nosso, o fato de Jesus estar respondendo uma pergunta, Ele está falando a judeus e trazendo o sentido de oração verdadeiro para aquela aliança.

A oração do pai nosso como é chamada, não foi um ensino universal ou algo ensinado como prática para a igreja, ainda assim muitas pessoas oram como se fosse nova aliança, o que é um grande engano, pois a nova aliança não inicia no nascimento de Jesus.

Um testamento só tem validade na morte do testador, o novo testamento da mesma forma só teve início após a morte de Jesus, após a obra consumada de Jesus.

Em outro post podemos tratar mais sobre a oração do pai nosso na nova aliança.

Vocês, orem assim:

“Pai nosso, que estás nos céus!

Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino;

seja feita a tua vontade,

assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso

pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas,

assim como perdoamos

aos nossos devedores. E não nos deixes cair

em tentação,

mas livra-nos do mal,

porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

Mateus 6:9-13

Veja também:

Como orar a Deus corretamente

Compartilhe o Evangelho:

Baixe Grátis

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE INSCRITOS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro

Alimente sua fé diariamente

Assista as mensagens gratuitamente, clique no botão para asistir agora mesmo.

Estudos

Devocionais

Reflexões

Temas Relevantes