O que é continuar na graça de Deus e como é possível?
…continuassem na graça de Deus. Atos 13:43
Este texto é uma recomendação de Paulo em sua despedida, enquanto conversava com alguns judeus convertidos, veja o texto:
Despedida a congregação, muitos dos judeus e estrangeiros piedosos convertidos ao judaísmo seguiram Paulo e Barnabé. Estes conversavam com eles, recomendando-lhes que continuassem na graça de Deus. Atos 13:43
A orientação de Paulo é para irmãos que haviam aprendido a viver debaixo da lei, esses irmãos agora tinham o entendimento da graça de Deus.
Quando Paulo diz para continuarem na graça de Deus, ele está dizendo para não voltarem a confiar em suas próprias obras, em sua justiça própria.
Continuar na graça é olhar para Jesus, confiar em Jesus, andar no entendimento de que nossas obras não convencem a Deus ou fazem Deus nos rejeitar, pois Jesus é não só o centro da nossa fé, mas a nossa própria vida de fé.
Para entendermos melhor podemos ver Paulo escrevendo aos Gálatas e dizendo o seguinte: Vocês, que procuram ser justificados pela lei, separaram-se de Cristo; caíram da graça. Gálatas 5:4
Veja que Paulo está mostrando o que é cair da graça, ou seja, não continuar na graça de Deus.
O ensino de Paulo deixa claro que cair da graça é tentar ser justo com base nas obras da lei, vocês, que procuram ser justificados pela lei.
Cair da graça é passar a tentar ser justo por meios e atitudes da lei, religiosas, quanto que continuar na graça é permanecer confiando em Jesus, olhando para Jesus.
Toda vez que confiamos em nós mesmos e rejeitamos o favor de Deus, caímos da graça, Deus não nos rejeita, sua graça está sempre conosco, porém, quando tentamos ser salvos, abençoados e santos por nossos meios, não continuamos na graça.
Então somos chamados a continuar na graça, continuar confiando em Jesus, olhando para Jesus.
Sobre a sua salvação, olhe para Jesus, sobre as bênçãos em sua vida, olhe para Jesus, sobre a santidade, olhe para Jesus, olhe para Jesus, confie em Jesus e continue na graça de Deus.
Veja também:
Deixe um comentário