Minha Graça é Suficiente
Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte. 2 Coríntios 12:9,10
Os irmãos em corinto estavam maravilhados com supostas revelações e visões de apóstolos ou “super apóstolos” como Paulo chama. Esses falsos apóstolos disseminavam heresias na igreja e ainda se gabavam de experiências espirituais.
Paulo então conta suas experiências com Deus e expõem o que é ser verdadeiramente um apóstolo.
Ele conta sobre uma situação dolorosa que ele chama de espinho na carne, onde ele não diz exatamente o que é, mas que ele ora a Deus orou 3 vezes pedindo sobre essa situação ou espinho na carne e Deus não o livra disso e responde: “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Coríntios 12:9).
A grande verdade é que o cristão não é sustentado pela sua capacidade ou pela sua força, mas é sustentado pela graça de Deus. A graça de Deus é a provisão do Cristão, tudo que temos é pela graça e tudo que somos é pela graça.
Podemos entender também que não são como qualidades do homem que faz a diferença, mas é uma graça de Deus.
Graça é suficiente
O que Paulo e todo filho de Deus precisa ter consciência é que muitas vezes mesmo uma situação não mudando, Deus por sua graça supre nossas necessidades, Deus nos ajuda a suportar as situações difíceis, Deus com sua graça nos conforta em situações difíceis.
Não estamos livres de perder um familiar ou amigo que amamos, mas estamos certos que a graça vai nos confortar. Alguém perde o emprego e isso não quer dizer que Deus não te ama, pois sua graça nessa hora da força para suportar.
Paulo não foi livre do espinho, mas foi amparado pela graça! Até aqui vemos que não é sobre nós, é tudo sobre Ele Deus e sua graça, não é nossa força, é nossa fraqueza e a força dele em nós.
Graça nesse texto quer dizer ‘SUFICIENTE”, Paulo não precisava de nada menos que a Graça e nada mais que a Graça, a graça é suficiente.
Os falsos apóstolos se gloriavam em suas supostas qualidades, revelações e visões, Paulo se gloriava em Cristo e na sua Graça, pois nada vinha da própria força, era tudo obra da graça de Deus nele.
Minha graça te basta está nos encorajando a enfrentar sofrimentos guardados em Deus, a passar tribulações na força de Deus.
Na verdade aquele momento difícil onde Paulo se viu fraco ele viu a força de Deus, quando tudo parece apontar para desgostos, sofrimentos e decepções, podemos descansar na graça que supre tudo que precisamos para enfrentar e suportar esses momentos.
Paulo aprendeu que a fé dele não estava alicerçada porque Deus fazia tudo dar certo pra ele, mas sua fé estava alicerçada porque, em meio as tribulações Deus o ampara com sua graça, que ele nem merecia, mas a graça de Deus o alcançava.
Deixe um comentário