Congregar – O que é? É importante? Eu preciso? É bíblico?
Congregar no meio evangélico tem perdido o seu verdadeiro sentido, porque congregar? Onde congregar?
Congregar não é reunir, mas reunir faz parte do congregar. Congregar não é apenas reunir, mas reunir de forma que possamos ser edificados e edificar outros.
Não existe alguém que seja dependente de Deus que não seja interdependente ou seja ligados por uma relação recíproca.
Alguns argumentos dizendo: A igreja não salva ninguém, é verdade, mas a igreja não se reúne para ser salva , mas porque é salva.
Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia. Hebreus 10:25
Escrito para os Hebreus que haviam abandonado os costumes da antiga aliança e se convertido ao evangelho, agora estavam deixando o evangelho e voltando para as práticas da antiga aliança.
SUNAGOGE significa um encontro, reunião, ou ajuntamento. Colocando estas duas palavras juntas, EPI-SUNAGOGE significa A SINAGOGA DE CIMA, O MAIS ALTO ENCONTRO, A MAIS ALTA REUNIÃO, O MAIS ALTO DE TODOS OS AJUNTAMENTOS
Esse congreguem, é: “não deixem o mesmo entendimento que temos do evangelho”, não deixem a fé genuína.
Esse congregar é apenas celestial, espiritual?
Eu diria que também é espiritual, no entanto vemos que no decorrer do texto diz para encorajar uns aos outros..
Então o texto nos fala sim de uma realidade espiritual, mas também de uma realidade física importante.
Quem não quer congregar, se reunir de forma compromissada está dizendo que é auto-suficiente e que não precisa de ninguém.
O Cristianismo, a igreja, é tão especial e poderosa justamente por não se tratar de algo individual, mas coletivo.
Não se escolhe onde congregar de acordo com sentimentos como: Não quero mais congregar, as pessoas são falsas, são invejosas, falam coisas que eu não gosto etc.
Escolhemos nos reunir de acordo com o evangelho que ouvimos, ou seja, precisa ser o evangelho saudável, sem barganhas, sem culpa, medo ou condenação. O evangelho onde vamos nos reunir e congregar Jesus precisa ser suficiente, a obra de Jesus precisa ser pregada, como também nossa identidade Nele.
Por que nos reunir, congregar?
1 – Encorajar: O ESPÍRITO SANTO ME ENCORAJA? Sim, através dos irmãos, da pregação, dos louvores, da comunhão com outros filhos de Deus.
2 – Nos prepara para dias difíceis: Encorajar ainda mais quando vocês veem que o dia se aproxima. Quando chegam os dias difíceis lembramos uns aos outros das verdades ouvidas.
3 – Reafirma as verdades do evangelho em nossas vidas. Quantas vezes durante a reunião ouvimos uma palavra e pensamos, já tinha ouvido isso, mas tinha esquecido ou tinha deixado de praticar.
4 – Praticamos o amor e as boas obras entre os filhos de Deus Vs.24 ( Isso é físico e não apenas espiritual). Praticamos o amor, o perdão, carregar os fardos uns dos outros, adoração e louvor coletiva, oramos uns pelos outros, ouvimos, somos ouvidos, aconselhamos e somos aconselhados entre outros motivos.
5 – Nos fortalece contra uma vida de pecado. ( No vs.26 ele discorre sobre o pecado após falar de encorajar uns aos outros ) Quem não se reúne, não congrega, não tem ninguém para o orientar, abrir os seus olhos, fortalecer e facilmente andará em uma vida longe de sua identidade.
Textos sobre reuniões da Igreja nas cartas:
Entretanto, nisto que lhes vou dizer não os elogio, pois as reuniões de vocês mais fazem mal do que bem.
Em primeiro lugar, ouço que, quando vocês se reúnem como igreja, há divisões entre vocês, e até certo ponto eu o creio.
Pois é necessário que haja divergências entre vocês, para que sejam conhecidos quais dentre vocês são aprovados.
Quando vocês se reúnem, não é para comer a ceia do Senhor,
porque cada um come sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga. 1 Coríntios 11:17-21
- Havia divisões e que de certa forma é bom que haja, a divisão não é de todo ruim, é para se manifestar os que estão com a verdade.
- Um fica com fome: Era uma reunião com falta de partilha, de caridade, muitos iam pensando apenas em si mesmo.
Paulo falando de Dons na reunião da igreja diz: Assim acontece com vocês. Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja. 1 Coríntios 14:12
Não é para mim, se o dom não serve a igreja não tem valor para o reino, todos os dons na reunião é para edificar a igreja.
Se você estiver louvando a Deus em espírito, como poderá aquele que está entre os não instruídos dizer o “Amém” à sua ação de graças, visto que não sabe o que você está dizendo? Pode ser que você esteja dando graças muito bem, mas o outro não é edificado. 1 Coríntios 14:16,17
Paulo está falando sobre falar em línguas, porém o princípio de entender a reunião é o mesmo.
Na reunião da igreja não adianta, barulheira, gente caminhando, você vir e não prestar atenção, não adianta nada que atrapalhe de compreender o que está sendo falado, cantado, orado, o culto, a reunião tem que ser compreensível, para que todos sejam edificados.
A reunião da igreja é para a edificação de cada membro da igreja. Portanto, que diremos, irmãos? Quando vocês se reúnem, cada um de vocês tem um salmo, ou uma palavra de instrução, uma revelação, uma palavra em língua ou uma interpretação. Tudo seja feito para a edificação da igreja. 1 Coríntios 14:26
A igreja se reunia e congregava toda semana, separavam um tempo para aquilo que era importante para sua vida cristã.
Cuide da sua edificação congregando de forma séria, ajudando outros a serem edificados e deixando ser edificado, congregue de forma comprometida com a igreja local, com seus pastores, sua liderança e seus irmãos.
Somente reunidos podemos “lavar os pés uns dos outros”.
Você quer congregar mas ainda não encontrou um grupo de pessoas que você se identifica? Se você quer congregar e participar de um grupo de pessoas que querem vivber o evangelho cristocêntrico e conhecer mais do evangelho da graça, clique em quero congregar.
Veja também:
Deixe um comentário