Assim como as outras práticas espirituais da nova aliança em Cristo, nós temos também a ceia do Senhor.
Da mesma forma agora com o entendimento da graça a ceia foi ressignificada para nós. Mas agora como é a ceia e como devemos participar?
Tomando o pão, deu graças, partiu e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês. Lucas 22:19-20
O que não é a ceia do Senhor?
Não é para quem não pecou ( Muitos são excluídos da ceia )
Não é para ser salvo
Não é para considerar os meus pecados ( Ficar examinando meus pecados )
Não é sinônimo de alguém que não pecou
Não é da antiga aliança como alegam alguns dizendo ser a páscoa judaica
(Durante a páscoa Jesus ressignificou aquele simbolismo que inclusive apontava para ele mesmo)
O que é a ceia do Senhor?
…façam isto em memória de mim: É um memorial de Cristo, seu corpo e sangue, ou seja da obra consumada de Cristo.
…Este cálice é a nova aliança no meu sangue: A ceia é a declaração visível e didática da nova aliança e jamais uma páscoa judaica, como alguns ensinam.
Jesus deixou claro que a ceia É DA NOVA ALIANÇA.
Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.1 Coríntios 11:26
Na ceia anunciamos a morte e não um morto, a morte quer dizer a obra consumada, o sacrifício de Cristo, anunciamos a morte que nos trouxe vida.
A ceia é uma celebração ( Uma Festa ) da Nova Aliança em memória da obra consumada de Cristo, da nossa salvação e nova vida em Cristo.
A ceia proclama que estamos livres da condenação e da culpa e fomos aceitos por Deus como filhos amados.
A ceia redireciona nossa visão para Cristo e tira os nossos olhos dos nossos pecados.
A Ceia é um tempo de comunhão, da comunidade, é momento de praticar o partilhar em uma confraternização que pensa no outro.
Como participar da Ceia do Senhor?
Participar da Ceia é olhar para o outro, é partilhando que se participa da Ceia:
Quando vocês se reúnem, não é para comer a ceia do Senhor, porque cada um come sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga. Será que vocês não têm casa onde comer e beber? Ou desprezam a igreja de Deus e humilham os que nada têm? Que direi? Eu os elogiarei por isso? Certamente que não! 1 Coríntios 11:20-22
Paulo diz que quem participa da ceia somente como uma refeição qualquer, apenas para saciar a fome, não está participando da ceia do Senhor.
Assim podemos perceber que existem pessoas que vem na ceia do Senhor, mas não participam da ceia do Senhor. Não participa da ceia do Senhor, mas de sua própria ceia quando só pensa em si e trata como um momento de glutonaria ( Gula ).
Paulo pergunta; Será que vocês não tem casa para comer? Quer dizer, a ceia do Senhor não é com desordem, sem amor, sem reverência.
A ceia se participa pelos motivos certos, com discernimento
Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. Examine-se cada um a si mesmo e então coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor come e bebe para sua própria condenação. Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram. 1 Coríntios 11:27-30
Paulo não disse indigno, ele disse indignamente, ou seja, a maneira errada de tomar a ceia. Qual maneira errada, “em pecado”? Isso é o que a religião ensinou, mas o texto mostra que indignamente é a atitude que Paulo reprovou anteriormente.
Ou seja, a maneira errada de participar da Ceia pensando em si mesmos, pensando apenas em saciar a fome e esquecendo do cuidado com os irmãos que estavam ali junto com eles. Isso é participar indignamente.
Quem pode participar da Ceia do Senhor?
Todo cristão que participa pelos motivos corretos.
Examinem-se, quer dizer: Revejam os motivos que você está tomando a ceia, reavalie esse momento de celebração, comam e bebam discernindo a obra consumada.
A Ceia do Senhor se participa com a consciência clara do que representa, com adoração, reverência, com cuidado dos irmãos que estão conosco.
A última orientação de Paulo:
Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem para comer, esperem uns pelos outros. Se alguém estiver com fome, coma em casa, para que, quando vocês se reunirem, isso não resulte em condenação. Quanto ao mais, quando eu for darei instruções a vocês. 1 Coríntios 11:33-34
Esperem uns pelos outros:
Cuidem da comunhão de vocês uns com os outros,
Percebam os irmãos que estão precisando de vocês,
Não tratem a Ceia do Senhor como um restaurante de beira de estrada.
Veja também:
Deixe um comentário