Conteúdo em vídeo

Assistir

A Graça Reina pela Justiça

A Graça Reina pela Justiça: Uma Perspectiva do Evangelho da Graça

a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Romanos 5:21

O texto menciona que o pecado reinou na morte, mas a boa notícia contudo, a mensagem poderosa é que a graça de Deus supera essa condição.

Perceba como é importante entender que, assim como o pecado teve um impacto dominante no homem, a graça age com supremacia, inaugurando um novo reinado de justiça, é uma verdade que revela o coração do Pai, tenho certeza que este texto irá transbordar em você mais certeza do quanto é amado (a).

O Fundamento da Graça e Justiça

Basicamente entendemos graça como um favor imerecido que Deus estende aos seres humanos, como sabemos, não se trata de algo que possa ser ganho por obras ou merecimento, mas é um presente gratuito proveniente do amor inesgotável de Deus.

Efésios 2:8-9 diz: Pois pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.

Já a justiça de Deus é descrita como sua integridade moral e seu compromisso inabalável em fazer o que é certo.

A justiça de Deus exige que o pecado e a rebelião contra Deus sejam devidamente tratados, como podelos ler em Rm 3:23-26, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para expiação pelo seu sangue, para ser recebido pela fé, de forma a demonstrar sua justiça. Isto porque, na sua tolerância, deixou impunes os pecados anteriormente cometidos. Todavia, no presente, Deus demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

Viu a solução providenciada por Deus através de Jesus Cristo?

É através da justiça de Deus que a graça encontra seu caminho para nossas vidas, oferecendo o presente incomparável da vida eterna, o contrário do que muitos pensam, pois chegam a mencionar a justiça de Deus como punição e castigo para os próprios filhos de Deus.

Sendo assim a graça reina devido a justiça de Deus não rejeitar o homem ou odiálo, mas a justiça de Deus é para reconciliar o homem com Ele, desse modo não é a morte (condenação) que reina, mas a graça.

O Evangelho, que significa literalmente “Boas Novas”, é a mensagem redentora de que Jesus Cristo, filho de Deus, encarnou, viveu uma vida sem pecado, morreu na cruz para pagar a pena pelos pecados da humanidade, e ressuscitou dos mortos.

Foi garantindo a vitória sobre o pecado e a morte, pois agora a Graça Reina pela Justiça, essa verdade é visivelmente demonstrada no ato da obra consumada de Cristo, a justiça de Deus tratando com o pecado em Cristo e ao mesmo tempo em Cristo a justiça manifestando graça sobre aqueles que estão livres da condenação.

Percebeu? De um lado a justiça condenando o pecado e o outro dando a liberdade ao justificado. Mais uma vez a pergunta se posso pecar por causa da graça se torna incoerente, pois a graça reina pela justiça, ou seja, a graça que recebemos não deixa o pecado reinando sobre nós, pecado e graça são incompatíveis.

Em Cristo, encontramos a expressão máxima da graça e da justiça de Deus, sendo que Ele levou sobre si as iniquidades da humanidade e, por meio de sua morte, reconciliou os pecadores com Deus, perceba que maravilha, a justiça exigia a reparação do pecado, e a graça providenciou essa reparação de forma definitiva através de Jesus.

Reinado da Graça

Com a vinda de Jesus e a proclamação do Reino de Deus, surge a manifestação prática da graça de Deus, onde o reino é marcado pela inversão de valores frequentemente pregados,como por exemplo: Os últimos serão os primeiros, ou então, os humildes são exaltados.

Essa é a graça operando e estabelecendo justiça na ordem comum do mundo, onde a injustiça reinava na morte, agora a graça reina pela justiça.

O entendimento do evangelho implica em uma total transformação, pois a graça não apenas perdoa, ela também renova o coração humano, capacitando-o a produzir frutos que refletem a justiça de Deus.

Tito 2:11-14 ensina que a graça nos educa para que renunciemos à impiedade e vivamos de maneira justa e piedosa neste presente século. O que pelo nosso esforço é impossível renunciar, impossível receber, pela graça podemos renunciar e podemos receber, pois ela nos capacita a viver de forma alinhada com a vontade divina e a exercer atos de justiça que refletem o caráter de Deus.

O Pai convida cada um de nós a entrar em um relacionamento transformador, onde sua graça reina supremamente, resultando numa vida justa e piedosa, afinal a graça reina pela justiça.

Podemos abraçar essa graça maravilhosa e permitir que ela governe nossas vidas e nos conduza no caminho da justiça, assim descobrimos o verdadeiro significado de ser imagem e semelhança de Deus, refletindo a sua luz em um mundo que anseia por redenção.

Leia também:

Hiper graça

Justificação pela fé

Compartilhe o Evangelho:

Baixe Grátis

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE INSCRITOS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro

Alimente sua fé diariamente

Assista as mensagens gratuitamente, clique no botão para asistir agora mesmo.

Estudos

Devocionais

Reflexões

Temas Relevantes