Envolvido ou Comprometido
RT 1.8-18
ORFA – envolvida, RUTE – comprometida, os ENVOLVIDOS como Orfa nas dificuldades voltam e deixam as pessoas, a obra e o Senhor.
Já os COMPROMETIDOS quando a luta se torna mais dura dizem: “O teu Deus é o meu Deus o teu povo é o meu povo” e prosseguem juntos para a vitória!
Comprometimento, segundo dicionário Aurélio, é fazer assumir compromisso. Estar comprometido é fazer não apenas a sua parte, mas contribuir para que toda a equipe tenha um resultado positivo.
É ser participativo. Ir além das expectativas. Envolvimento é ato de envolver. Envolver deriva do latin envolvere que seria o mesmo que cobrir, enrolar ou misturar. Comprometimento é ato de comprometer-se ou assumicompromissur um compromisso.
Comprometer deriva do latin compromittere, e compromisso deriva do latin , e ambos remetem ao sentido de assumir uma obrigação ou promessa firmada com outra parte.
Envolvido ou Comprometido
Os envolvidos
•assumem somente as responsabilidades da sua função e quando recebem mais funções reclamam
•sempre há problemas e dificuldades
•A relação com um evolvido é de curto prazo
•O envolvido está junto, mas não vai se comprometer em ficar quando as coisas não estiverem de acordo com aquilo que ele espera
Os Comprometidos
•Os comprometidos assumem as responsabilidades necessárias para atingir os objetivos coletivos e vêem novas tarefas/funções como ótima oportunidade de aprenderem mais.
•sempre há soluções e energia
•consegue-se manter uma relação de longo pra
• O comprometido faz além do necessário, se supera;
•O envolvido só faz o necessário
•O envolvido sempre ver os problemas em tudo e não faz nada, sabe apontar o culpado, mais não se dispõe a achar a solução.
•O comprometido vê o problema e não para nele, busca em Deus solução
• comprometido é aquele que se o líder errar ou não, tem a certeza do lugar onde Deus o colocou
*O envolvido é crente. O comprometido é discípulo. *
Todo comprometido está envolvido, mas nem todo envolvido é comprometido.
●Estar envolvido é ficar somente enquanto você não precisa perder nada, não precisa abrir mão de algo que lhe é caro.
●Estar envolvido é dar prioridade a si mesmo na maioria das vezes, levando em conta que a relação só vale a pena se lhe trouxer vantagens.
A Galinha e o Porco A galinha para termos ovos para comer sabemos que galinha Bota o ovo e volta a ciscar, volta a sua vida normal. Mas para termos Bacon o porco teve que dar a sua vida, teve que morrer não se importou de perder a própria vida para conrtibuir .
O crente galinha só faz barulho, pula, dança, chora e quando chega em casa continua sua vida normal, pois ele pensa que já deu sua parcela de contibuiçao e diz: deixa que se virem e não quer se comprometer. Ele está apenas envolvido!
O crente porco, Nunca está satisfeito da maneira que tem feito seus cultos, como tem servido a Deus, ele sabe que precisa melhorar, sabe que precisa fazer algo a mais pelo Reino. Jesus deixou bem claro que ele queria mais do que envolvimento…
Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer. Lucas 17.10 Segundo o Senhor Jesus, a definição de inútil não é alguém que não faz nada, mas sim alguém que só faz o que deveria ter feito — ou seja, nenhum extra, nada além do que se esperava dele. •CAIM – envolvido, ABEL – comprometido (ler Gn 4.1-4):
Na visão do ENVOLVIDO Caim, não era necessário muito esforço ou sacrifício para adorar a Deus, pois, certamente pensava ele: “Deus tem obrigação de receber a minha oferta”. Já o COMPROMETIDO como Abel, entende que na hora de ofertar é preciso estar sempre lembrado de que o nosso Deus não só atenta para oferta, mas, atenta antes para o ofertante. •JOÃO MARCOS – envolvido, PAULO – comprometido (ler At 13.5,13; 16.37-38)
Os ENVOLVIDOS de início, demonstram um amor por missões e pelas almas, não conseguem conservar esta chama acesa diante das dificuldades da viagem, preferindo abandonar o “barco” e voltar para Jerusalém. Já os COMPROMETIDOS seguem a viagem, porém, preferem não contar com o envolvido enquanto não ver nele o comprometimento com o Reino.
Deixe um comentário